A cidade de Guararapes (SP), nesta última quinta-feira (27), confirmou o primeiro óbito por dengue no município, em 2024.
Trata-se de uma mulher de 77 anos que faleceu no mês de abril, que tinha comorbidades e sequelas de AVC, porém a morte foi investigada e confirmada por dengue.
Guararapes possui 150 casos confirmados até a quinta-feira (27), de junho e também 3 pessoas estão internadas na Santa Casa Municipal.
Imunização
A cidade já está vacinando contra a dengue pessoas de 10 a 14 anos de idade na UBS Doutor Normal Storto (Postão), que fica localizada na rua Maestro Pedro Sala, nº920.
Na hora da imunização deve ser apresentado a carteira de vacinação, o Cartão Nacional de Saúde e um documento pessoal com foto.
Além disso, não pode receber a vacina quem teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.
Combate
A Vigilância Sanitária da cidade realiza vistoria de casa em casa para detectar possíveis criadouros do mosquito da dengue. As visitas também contam com orientação, esclarecimento de dúvidas e auxílio técnico.
A Vigilância reforça aos munícipes que é de extrema importância que a população não recuse a entrada das equipes para a eliminação de criadouros, assim como devem se atentar aos cuidados diários para evitar água parada.